No nosso segundo post, vamos tentar explicar-te quais as partes cosntituintes do cérebro, quais as suas funções e importância. Esperamos que gostes.
O nosso sistema nervoso está dividido em duas partes: o sistema nervoso central, que inclui o encéfalo e a medula espinal, e o sistema nervoso periférico, que inclui o sistema somático e autónomo.
O encéfalo (encephalon) é composto por quatro partes principais: o cerebelo, o bolbo raquidiano o hipotálamo e o cérebro, e está protegido pela caixa craniana, por membranas finas chamadas meninges e pelo líquido cefalorraquidiano
O cerebelo (cerebellum) é uma zona dorsal e tem como principais funções a manutenção do equilíbrio e a coordenação da actividade muscular.
O bolbo raquidiano (spinal bulb) estabelece comunicação entre o cérebro e a medula espinhal. É um órgão condutor de impulsos nervosos e é responsável por controlar diversas funções autónomas para o corpo como por exemplo, a respiração, a pressão arterial e o ritmo cardíaco.
O hipotálamo (hypothalamus) é responsável, entre outras coisas, pela regulação do volume de água do nosso corpo, regulação da temperatura corporal e regulação das sensações de fome, sede e sono.
O cérebro (brain) é o centro da maioria das actividades conscientes e inteligentes e é composto pelos hemisférios cerebrais direito e esquerdo, unidos pelo corpo caloso.
Cada hemisfério é constituído por uma camada de substância branca e outra cinzenta (córtex cerebral) constituídas por axónios que interligam os neurónios.
O córtex (cortex) é a parte do cérebro responsável pelas capacidades exclusivamente humanas de memória, linguagem e pensamento abstracto. Embora o córtex possa parecer uma camada uniforme, na verdade é constituído por dezenas, talvez centenas, de regiões especializadas menores. Cada sentido tem a sua porção no córtex – por exemplo, há pelo menos trinta áreas especializadas só para a visão.
O hipocampo (hippocampus) coordena a informação sensorial proveniente do córtex e organiza-a em memórias.
Em cada hemisfério existem quatro lobos:
· Lobo temporal (temporal lobe): cuja zona superior recebe e processa informação auditiva. As áreas associativas deste lobo estão envolvidas no reconhecimento, identificação e nomeação dos objectos.
· Lobo frontal (frontal lobe): é o córtex motor primário, associado ao movimento de mãos e da face. Relaciona-se com a regulação e inibição de comportamentos e a formação de planos e intenções.
· Lobo parietal (parietall lobe): é o córtex somato-sensorial primário, recebe informação através do tálamo sobre o toque e a pressão. A nível associativo este lobo é responsável pela reacção a estímulos complexos.
· Lobo occipital (occipital lobe): recebe e processa informação visual. As suas áreas associativas estão relacionadas com a interpretação do mundo visual e do transporte da experiência visual para a fala.
Mas chega de conversa por agora! Vê este video, aprende e diverte-te.
Se quiseres saber mais sobre este tema recomendamos a consulta de:
- TARTORA, Gerald J., DERRICKSON, Bryan, "Introduction to the Human Body, the essentials of anatomy and physiology", Wiley, 2007
- NÁPOLES, Anabela Metelo e BRANCO, Maria do Carmo, "Técnicas laboratoriais de biologia, Bloco III", Didáctica editora, 2001.
- http://www.igc.gulbenkian.pt/sites/soliveira/cerebroestruturairrigacao.html
Na próxima semana, uma nova temática será abordada, não percas o que aí vem e entretanto...mantém o teu cérebro activo !