23 de Março de 2009

 

Olá!
Hoje vimos falar-te da palestra que promovemos no passado dia 6 de Março intitulada "Os desafios do cérebro ao longo da vida".
Desde já pedimos desculpa por só agora te contarmos como foi.
Esta palestra teve como tema principal o desenvolvimento do cérebro desde o nascimento até à velhice e focou os desafios que este órgão enfrenta. Para a sua realização contámos com a presença da Dra. Paula Pousinha, investigadora no Instituto de Medicina Molecular em Lisboa, que nos veio falar um pouco sobre este assunto.
Assim, esta investigadora começou por fazer um pequena introdução em que identificou as diversas estruturas que constituem o cérebro e explicou o seu funcionamento para que, no decorrer da palestra, fosse mais fácil o público perceber algumas expressões e termos utilizados.
Passando ao tema propriamente dito, foram focadas as principais mudanças que ocorrem no cérebro desde a sua formação.
 
Principais pontos abordados na palestra:
 
- A formação e o desenvolvimento do cérebro pré-natal;
As alterações que ocorrem no cérebro durante a infância - em que se reponderam a questões como “Porque perdemos aptidão para algumas línguas ou para a música, se em pequenos não formos estimulados?” ou “Porque é que uma criança de 10 anos não está preparada para ingressar num sistema de ensino de seis ou sete professores?”;
- O cérebro na adolescência - em que se realçaram os principais efeitos das drogas no cérebro e as diferenças entre o cérebro dos rapazes e o das raparigas;
- O cérebro adulto - em que se deu resposta a perguntas como “Porque é que à medida que envelhecemos perdemos a capacidade de realizar várias tarefas ao mesmo tempo?” ou “Porque que é que à medida que envelhecemos nos tornamos mais lentos na aprendizagem, nas respostas aos estímulos?”;
- O cérebro envelhecido - em que se alertou para o facto da população estar cada vez mais envelhecida e para os cuidados que devemos ter com os idosos. Respondeu-se ainda a questões como “Numa Europa envelhecida, em que medida a população com mais de 65 anos pode contribuir para a sociedade?”.
 
A palestra teve a duração de 90 minutos e foi realizada numa sala bem composta de alunos e professores.
Nunca é de mais agradecer tanto à Dra. Paula Pousinha pela sua disponibilidade para nos proporcionar a realização desta palestra como ao Dr. Rui Pinto que desde o início tem contribuído para a realização deste projecto.
 
Se estiveste presente aproveita para nos deixares um comentário para assim podermos avaliar da melhor forma o sucesso da palestra, se não podeste estar dá a tua opinião sobre os assuntos tratados!
publicado por umaquestaodecerebro às 22:13

Marta Pragosa:
No fim de ler isto tudo, só tenho uma coisa a dizer:

Boas Férias Colegas. :D
27 de Março de 2009 às 15:46

Lena:
Olá

Fico contente de saber que a palestra correu bem. Os temas tratados são muito interessantes.
Com o resumo que vocês fizeram fico ainda com mais pena de não ter assistido.

Quero desejar a todos os elementos do grupo umas boas férias.

28 de Março de 2009 às 16:48

mais sobre nós
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

24
25
26
27
28

30
31


arquivo
2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12