08 de Janeiro de 2009

 

 

 

Esta aventura começa aqui.

 

Neste blog prometemos partilhar convosco todas as experiências relacionadas com o nosso projecto.

 

Quem somos, e porquê este blog?

 

Ora bem, somos 4 alunos do 12º ano da Escola Secundária de Domingos Sequeira (Leiria) e estamos a realizar um projecto (Uma Questão de Cérebro?) no âmbito da disciplina de Área de Projecto.
Deste modo, e para podermos partilhar contigo todas as etapas do nosso trabalho e as experiências mais gratificantes, decidimos criar este sítio na internet.

 

Semanalmente, iremos colocar posts relacionados com as actividades práticas que vamos realizar bem como sobre toda a teoria que este projecto envolve (como é constituído, como funciona, e o que influencia o nosso cérebro). Tudo é susceptivel de ser modificado, no entanto as nossas "pequenas descobertas" serão aqui divulgadas.

 

A questão da preservação das capacidades mentais adquire uma importância crítica, uma vez que a esperança de vida tem vindo a aumentar vertiginosamente.
Actualmente há um interesse e um optimismo crescentes na preservação e no aumento das capacidades do cérebro.

 

Da mesma maneira que podes manter o teu bem-estar físico, podes também tomar a teu cargo a saúde e elasticidade mental.

Pesquisas recentes nesta área apontam para novas abordagens que podem ser incorporadas nas actividades diárias com o intuito de desenvolver e manter as conexões cerebrais. Adoptando estas estratégias podes melhorar a capacidade do teu cérebro e a capacidade de lidar com o declínio da agilidade mental.

Assim, deixamo-vos algumas questões às quais tentaremos dar respostas nos próximos posts:


              "Como é constituído o cérebro?"

              "Como é que o cérebro funciona?"

 

    "De que forma o exercício físico e mental, a alimentação, a música, os agentes tóxicos, o sono e o stress afectam a nossa actividade cerebral?" 

           

Saudações

publicado por umaquestaodecerebro às 15:52

carina:
O tema do vosso trabalho é bastante interessante e as questões que apresentam, principalmente a última, podem ajudar-nos a viver uma vida mais saudável. Mente sã, corpo são :)
Pelo que já pude observar, parece-me que estão no bom caminho e, com certeza, passarei pelo blog mais vezes.
Espero ansiosamente pelas fotos da dissecação do cérebro! (digo isto com um bocadinho de inveja, há que confessar :P)

Bom trabalho!
20 de Janeiro de 2009 às 21:18

cátia :
ola...eu tambem sou aluna do 12º ano, e estudo no Externato de Vila Mea.
Estou a desenvolver um tabalho no ãmbito da disciplina de Área de Projecto cujo ,este ,consiste em estudar os acidentes vasculares cerebrais-AVC.
se podessem disponibilizar mais informaçoes sobre o vosso trabalho eu agradecia, pois estudo tambem os comportamentos do cerebro mediante esta doença.
com os melhores cumprimentos:Cátia Sousa
23 de Janeiro de 2009 às 19:13

Cara colega,

No âmbito da disciplina de área de projecto, foi-nos proposto que que elaborássemos um trabalho concreto e criativo relacionado com a nossa área de estudos, ciências e tecnologias, que envolvesse não só o nosso grupo mas toda a comunidae.
Assim, temos como objectivos estudar a morfologia e a fisiologia do cérebro e de que modo os nossos hábitos se repercutem neste orgão, nomeadamente a alimentação, a prática de desporto e o repouso. Para além disto pretendemos também estudar de que forma a música, os exercicíos de raciocínio e as drogas influenciam o seu desenvolvimento.
Outra vertente do nosso trabalho é a consciencialização dos jovens para o impacto que os seus hábitos podem ter no desenvolvimento do seu cérebro.

Assim, pensamos que apesar de partirem do mesmo ponto, os nossos projectos seguem direcções opostas. No entanto, estamos dispostos a partilhar informação e a ajudar em tudo o que nos for possivel.
Caso queiras mais alguma informação e ou ideia, nomeadamente acerca de fontes de informação, envia-nos um email para umaquestaodecerebro@sapo.pt com o teu email, para que melhor possamos conversar.

Os melhores cumprimentos
Ana Silva, Ana Reis, António Almeida e Marta Cordeiro.
26 de Janeiro de 2009 às 13:04

pesquisar
 
Janeiro 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
12
13
14
15
17

18
19
21
22
23
24

25
27
29
30
31


arquivo
2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


Contador
Estadisticas Gratis