06 de Maio de 2009

Olá! Hoje vimos falar-te sobre o teu cérebro e a música.

Existem vários tipos de música como a clássica, o pop, o jazz, o rap, o rock, o metal, o country, os blues entre outras.

Podes gostar de todos estes tipos de música, só de alguns, ou até mesmo de nenhum destes géneros musicais. O nosso cérebro de alguma forma sente a música e permite-nos decidir sobre o nosso gosto musical.

 

Mas o que é a música?

 

No seu nível mais básico, a música é apenas som. Som produzido pela vibração.

Essas vibrações podem ser causados por vozes, instrumentos musicais ou por objectos a chocarem, como podes ver neste vídeo. O que é preciso é ter criatividade!

 

 

Os sons são transportados para o ouvido pelas mudanças na pressão do ar. A música em si tem várias características importantes, tais como o ritmo, a altura, o timbre e a melodia.

O ouvido converte as ondas sonoras em movimento ao vibrar partes específicas do ouvido médio e interno. Este movimento é, então, convertido em sinais eléctricos que circulam até ao cérebro. A partir do ouvido, a informação auditiva viaja primeiro para o tronco cerebral, em seguida para o tálamo e depois para o córtex auditivo no lobo temporal, em ambos os lados do cérebro.

 

A música no corpo humano

 

Algumas pesquisas têm sugerido que a música é processada pelo hemisfério direito do cérebro. Outra pesquisa revelou que o hemisfério esquerdo é também importante no desempenhar desta função. Ouvir música e apreciá-la é um processo complexo que envolve a memória, a aprendizagem e as emoções. É provável que existam várias áreas do cérebro importantes no que diz respeito à experiência musical.

No geral, é possível observar-se reacções à música por todo o corpo. Foi provado que a música influencia o ser humano, quer positivamente, quer negativamente, sendo que estes efeitos podem ser instantâneos ou de longa duração.

Esta arte pode ser utilizada para alterar o estado de espírito de uma pessoa, pois tem a habilidade de reforçar ou enfraquecer emoções num determinado evento.

Sem a música de fundo arrepiante, um filme de terror não é assim tão assustador. Ouvir a música “Gonna Fly Now” (da Banda Sonora de "Rocky" - de Sylvester Stallone) faz-nos sentir cheios de energia, enquanto outras músicas nos fazem chorar.

 

A excitação significa que a música aumenta ou diminui a quantidade de neurotransmissores, como as endorfinas, cortisol e epinefrina (químicos envolvidos na ligação entre as emoções e as memórias).

 

As pessoas percebem e respondem à música de diferentes formas.

O ritmo do que se está a escutar é um aspecto importante quando se estuda a resposta do cérebro ao mesmo. Existem duas respostas ao ritmo: a própria audição e a resposta física. É praticamente impossível separá-las, uma vez que estas estão intrinsecamente relacionadas.

O ritmo organiza os movimentos físicos e está intimamente ligado ao corpo humano. Por exemplo, o corpo contém ritmos no batimento cardíaco, enquanto se anda a pé, durante a respiração.

 

- A resposta à música

 

As respostas à música são fáceis de detectar no nosso corpo. A música clássica, provoca o relaxamento do batimento cardíaco e a frequência de pulso. À medida que o corpo se torna mais relaxado e alerta, a mente é capaz de se concentrar mais facilmente, uma vez que afecta a amplitude e a frequência das ondas cerebrais.

O poder da música em afectar a memória é bastante intrigante.

A música de Mozart e a música barroca, com um bater padrão de 60 batimentos por minuto, activam o hemisfério esquerdo e o hemisfério direito do cérebro. A acção simultânea destas duas partes, maximiza a aprendizagem e a retenção de informação. A informação a ser estudada activa o lado esquerdo do cérebro, enquanto que a música activa o lado direito.

 

Além disso, actividades que envolvam ambos os lados do cérebro ao mesmo tempo (como tocar um instrumento ou cantar), faz com que este órgão se torne mais capaz de processar informação.

Não podemos negar o poder da música.

Vai dando música ao te cérebro. J

 

 

publicado por umaquestaodecerebro às 22:14

Adriana:
eu escolhi um post qualquer para comentar, mas eu queria fazer uma apreciação geral do blog! Acho q está muito bem conseguido e acho que o tema é bastante interessante! Os meus parabens! (: [ marta Pragosa é qie me aconselhou este blog!]
Se quiserem passar pelo blog do meu grupo (http://darvidaavida.blogspot.com/) ou pelo site (http://sites.google.com/site/darvidaavida/) estão à vontade.. é um bocado diferente do vosso, mas serão bem recebidos! (xD)

Muitos parabéns outra vez (:
20 de Maio de 2009 às 21:26

mais sobre nós
pesquisar
 
Subscrever por e-mail

A subscrição é anónima e gera, no máximo, um e-mail por dia.

Maio 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
11
12
13
14
15
16

17
18
19
20
21
22
23

24
25
26
27
28
29
30

31


arquivo
2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12