29 de Março de 2009

 

Hoje vamos presentear-te com esta notícia sobre o efeito que dar e receber presentes tem no nosso cérebro. Este texto não é da nossa autoria, ele foi retirado do endereço apresentado no final deste post. Nós apenas o modificámos para português de Portugal.

 

 

"A neurociência explica o prazer em presentear"

 

 " É fácil entender por que é que receber um presente nos deixa tão felizes: ele é sinal de que somos queridos e ainda ganhamos o presente propriamente dito, uma novidade interessante, coisa que o cérebro adora.

Mas por que é que dar um presente também é tão bom?

Pela lógica racional, dar um presente custa tempo e dinheiro, e não nos traz nenhum benefício directo.

Mas será mesmo assim?

A neurociência hoje tem uma visão diferente. Presentear traz benefícios ao cérebro, e de várias formas.
A primeira recompensa para quem presenteia é o sorriso no rosto de quem recebe o pacote. O sorriso deixa a pessoa que recebe a prenda ainda mais bonita aos olhos do nosso cérebro.
O cérebro regista o sorriso do outro activando a parte da frente do córtex órbito-frontal, na região entre os olhos. Como essa parte do cérebro representa o valor positivo dos acontecimentos, a beleza do sorriso do outro, sobretudo se ele acontece por nossa causa, gera em nós um prazer e tanto.

Segundo benefício: ao ver o sorriso no rosto da pessoa presenteada, o nosso cérebro também nos faz sorrir.



Acontece assim. Sorrimos quando vemos alguém sorrir de felicidade porque isso acciona neurónios-espelho no córtex pré-motor, que, por imitação, também colocam um sorriso no nosso rosto.
Junto com o sorriso vem uma série de mudanças no corpo, também provocadas pelo cérebro. Sentimo-nos melhor, mais leves e mais felizes. 
 

Mas o mais impressionante é que já começamos a sentir-nos bem muito antes de entregar o presente.

A simples decisão hoje de fazer o bem amanhã já basta para activar o sistema de recompensa e também o córtex órbito-frontal, o representante do lado positivo das coisas. Isso acontece muito antes de vermos qualquer sorriso a formar-se no rosto do outro.

Essa activação antecipada dá-nos prazer, mesmo que fazer o bem tenha um custo em dinheiro e tempo. Para os cépticos, o prazer que o nosso cérebro sente em decidir fazer o bem seria uma prova de que não fazemos nada que não nos traga algum benefício.

Mas eu prefiro pensar de maneira diferente. Imagina só: o meu cérebro poderia não ligar a mínima para a possibilidade de fazer o bem aos outros. Mas ele liga. E com isso todos ganham: quem dá e quem recebe. Não é o melhor dos mundos? "
 

 

 21/12/2008

 

Noticia disponivel em http://fantastico.globo.com/Jornalismo/FANT/0,,MUL931459-15605,00-A+NEUROCIENCIA+EXPLICA+O+PRAZER+EM+PRESENTEAR.html 

 

 

 

publicado por umaquestaodecerebro às 16:12

Lena:
Olá

Eu também gosto muito de ser presenteada com os vossos plots .
Continuem a trabalhar assim que certamente também irão ser presenteados pelo excelente trabalho que estão a fazer.

Amanhã é dia de Páscoa. Certamente também irão ser presenteados com algumas amêndoas doces. Têm um bom efeito sobre o nosso cérebro, não concordam?

Continuem o vosso bom trabalho. Eu vou continuar a visitar-vos aqui.
11 de Abril de 2009 às 20:53

Lena:
Ups, não são "plots", são posts. Estive a comer amêndoas e com tanto açucar o meu cérebro baralhou-se :-)
11 de Abril de 2009 às 20:56

Marta Pragosa:
Epá, vocês são extraordinários!
Conseguem fazer com que eu leia um post sobre neurociência (enquanto não percebo nada ou pouco do assunto) e fazer sorrir ao mesmo tempo! Apesar a noticia não ser vossa, vocês fizeram bem em postála! Certamente que farão outras pessoas sorrirem. :)
O que vale é que ainda estou para fazer anos, assim vou estar atenta aos "neurónios-espelho no córtex pré-motor" para ver se ao me darem um presente e eu agradecer, se os outros tb sorriem. ;D Obrigada pela dica!

E a propósito, fui a visita 1999! :D
13 de Abril de 2009 às 12:19

pesquisar
 
Março 2009
Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
19
20
21

24
25
26
27
28

30
31


arquivo
2009:

 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 11 12


Contador
Estadisticas Gratis